Quais as características fundamentais para ser um bom corretor de imóveis?

Trabalhar como corretor é saber que a área demanda dedicação, conhecimento e atualização para acompanhar as transformações do setor imobiliário. Por isso, entender as características de um bom corretor de imóveis é importante para aprimorar a performance e se dedicar em algum aspecto que necessita de atenção.

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Confira as características de um bom corretor de imóveis e veja como pode alcançar melhores resultados e se destacar profissionalmente:

Ser ético

A ética profissional é essencial em toda área, e não é diferente no mercado imobiliário. O corretor que age de forma idônea tem muito a ganhar: a confiança e respeito de seu público, o que favorece a fidelização e a recomendação para familiares e amigos.
O profissional deve sempre estar focado em construir uma sólida reputação, pensando nos resultados que serão colhidos a longo prazo.

Ter proatividade

Um bom corretor tem sensibilidade para entender as vontades do cliente e ir além do esperado. A proatividade é muito valorizada no setor imobiliário, mas não significa somente apresentar alternativas ao cliente. É também se adiantar para as possíveis dúvidas, dificuldades e vantagens que o cliente pode não perceber.
Para isso, é importante saber ouvir e buscar se aprimorar a cada novo negócio. A sensibilidade e perspicácia virá com o tempo e a prática constante.

Atender com paciência

A paciência é uma característica essencial no dia a dia de um corretor. Levando em consideração que ele encontrará diversos perfis de clientes – alguns são decididos e fecham negócio com facilidade, enquanto outros são indecisos e demoram para bater o martelo –, o profissional precisa de paciência para administrar as dúvidas, conflitos, o estresse e ansiedade dos clientes, etc.

Estar sempre informado

O mercado imobiliário muda constantemente, e por isso é necessário que o corretor sempre busque informações para conhecer todos os aspectos sobre o mercado e os assuntos relacionados à economia, investimentos, legislação, engenharia, arquitetura, etc. O cliente atendido por alguém bem informado se sente mais seguro para aceitar as orientações e esclarecer dúvidas.

Ser atento aos detalhes

A rotina de trabalho do corretor exige atenção aos detalhes: são vários formulários, contratos, escrituras e pequenos trâmites legais. Quem não presta atenção pode colocar tudo a perder, pois o mercado imobiliário é burocrático e requer a atenção de todos os envolvidos.

Demonstrar segurança

Demonstrar segurança ao falar é uma característica essencial, principalmente no ramo imobiliário. Afinal, ninguém se sentiria à vontade para fechar um negócio de preço elevado como os imóveis com alguém hesitante.
Para evitar qualquer problema, o corretor pode buscar o máximo de informações sobre o setor e produtos que está trabalhando. Assim, ele fica mais seguro para realizar o atendimento.
Falar com firmeza, olhar nos olhos do cliente e se preocupar com a apresentação pessoal são atitudes fundamentais para uma imagem profissional confiante.

Jessé Almeida

Retirado: BlogLopes

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